Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017 -
CIRCUITO BASE FORTE

Escolinha de futebol com quase 100 alunos rende frutos na Arfita

21/04/2017 12h00
MARIANA REIS/DEFATO
Professor Vitinho e seus alunos da Escolinha da Arfita
Galeria de fotos

“As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”. Com esse lema, o treinador Victor Caldeira Mendes Amaro, 32 anos, conhecido como Vitinho, prepara seus alunos da Escolinha de Futebol da Associação Recreativa dos Ferroviários de Itabira (Arfita) para o Circuito Base Forte Itinerante, do Cruzeiro Esporte Clube, que acontece no fim deste mês na cidade. 

A escolinha conta com 92 alunos, com faixa etária de 5 a 16 anos. Desde que souberam do circuito do Cruzeiro, os atletas estão motivados e treinam com mais ânimo. “O Base Forte veio a acrescentar, se der uma sequência mesmo, os garotos vão se desenvolver e mostrar o talento itabirano. É um incentivo a mais”, disse, salientando que acredita no potencial da cidade.

De acordo com Vitinho, o Circuito é uma grande oportunidade e une diversas vantagens, como jogar em casa, com amigos e sem pressão. “Se o atleta desenvolver um bom papel num torneio como o Base Forte a chance de um olheiro notá-lo é muito maior. Eu digo para meus alunos: ´Vocês estão com seus amigos. Jogando com quem vocês conhecem. Pega isso como motivação e aproveite a oportunidade’”, comenta.

Não é somente nos jogos que os alunos mostram motivação, mas também nos grupos de Facebook e WhatsApp. “Eu leio a conversa deles e o tempo todo é sobre o Base Forte, com extrema motivação e felicidade de poder participar”, frisou. Vitinho torce para que o projeto se torne tradição em Itabira. “Só assim o futebol itabirano poderá crescer e revelar mais atletas, como o Renan Oliveira”, avalia.

Amor de longa data

Vitinho é treinador dá aulas de futsal desde os 20 anos e há oito está na Arfita. Ele é um dos mais conhecidos atletas da modalidade em Itabira e há 15 anos joga pela Seleção de Itabira. “Sempre joguei e gostei de futebol. Joguei no Minas Tênis Clube quando tinha 16 anos e meu sonho era fazer educação física e trabalhar com criança. Hoje, graças a Deus, realizo um sonho”, conta.

Mais que futebol

O propósito principal da Escolinha da Arfita é que as crianças e os adolescentes cresçam gostando de esportes. “Praticar esportes é estar longe das drogas. A saúde e a qualidade de vida ficam melhores”, diz Vitinho.

Segundo o treinador, o futebol hoje em dia não é só técnica, mas também tática, parte física e emocional. “Eu procuro dar a base para meus alunos. Se o garoto tem uma condição melhor, condicionamento técnico bom, a gente consegue encaminhar”, conta. Alguns alunos da Arfita já fazem sucesso fora de Itabira, como é o caso de Guilherme Silva, Matheus Santiago e Gabriel Clemente, que estão jogando no Usipa, em Ipatinga.

Para o treinador, o Base Forte é um trabalho que visa o lado social e educativo. “Nada impede que o aluno saia daqui um atleta.  O circuito está vindo somar no cenário itabirano, que é carente de competições”, salientou.


O treinador Vitinho incentiva seus alunos a participarem do Base Forte com alegria, motivação e agradecimento

O projeto

O Circuito do Cruzeiro chega pela primeira vez ao interior de Minas em busca de novos talentos da bola. A competição é baseada no Futebol 7, com sete jogadores na linha e um no gol. O objetivo é observar atletas nascidos em 2004 e 2005 e terá 10 equipes, das quais sete são itabiranas. Saiba mais clicando aqui!  

Evento: 1º Circuito Base Forte Itinerante - Cruzeiro Esporte Clube
Jogos: 29/04, sábado, de 8h às 18h e 30/04, domingo, de 8h às 12h
Local: Real Campestre Clube
Entrada: 1 litro de leite 

Se você não tem Facebook, utlize o formulário abaixo para comentar.
21/04/2017 - 14h38
Vandeir Antônio silva
Itabira
Sendo pai de ex aluno, conheço o carinho,dedicação e a seriedade do trabalho do profissional Vítor caldeira. Trabalhando com os jovens,lapidando atletas e orientando os para vida.
3 0
21/04/2017 - 14h03
Diego Ferreira
Itabira
Parabéns Victor, exemplo de humildade, persistência e honestidade, você merece!! Pais que desejam matricular os filhos em uma escolinha ta ai uma excelente escola!
3 0
21/04/2017 - 13h26
Guilherme
Itabira
Parabéns meu brother... sucesso sempre, que Deus possa te iluminar cada vez mais! Parabéns pelo belo trabalho realizado!
3 0
Novo comentário
Sou cadastrado
Não sou cadastrado
Comentário
Leia mais em: Esportes
Mais
Emprego