Domingo, 19 de Novembro de 2017 -
SEM FERIDOS

Draga da Vale afunda em Itabira; área recebe barreira para conter vazamento de óleo

11/04/2017 18h29
ASCOM ANDRÉ VIANA/DIVULGAÇÃO
O acidente ocorreu no rio do Peixe, próximo ao bairro Bálsamos

Uma draga da mineradora Vale afundou no rio do Peixe, em Itabira, próximo ao bairro Bálsamos. O acidente mobilizou órgãos ambientais nessa segunda-feira, 10, e terça-feira, 11 de abril. O episódio teve derramamento de óleo no curso d’água.  

As informações foram divulgadas pelo vereador André Viana (PTN) na tribuna da Câmara, durante a reunião ordinária desta terça-feira. O parlamentar, que é funcionário da companhia e sindicalista, disse que foi ao local pela manhã acompanhar o episódio e pediu esclarecimentos à Vale.

Em nota enviada a André Viana, a mineradora esclareceu que a draga, utilizada na barragem do rio do Peixe, afundou parcialmente durante a madrugada de segunda-feira (10) e não teve feridos.

Equipes da Prefeitura de Itabira e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente estiveram no local.

Segundo a Vale, barreiras flutuantes foram instaladas para conter o derramamento de óleo do motor e do tanque de combustível do equipamento.

As causas do acidente são apuradas. “A Vale já está tomando todas as providências para a recuperação da draga”, destacou a companhia, no comunicado enviado ao parlamentar.

O vereador Solimar José da Silva (SD), líder do Grupo da Água, reiterou que o acidente não compromete o abastecimento de água em Itabira. A mineradora passou a fornecer água da Mina Conceição e não mais da barragem de rio do Peixe para tratamento e abastecimento à população.

A mudança citada por Solimar foi anunciada à comunidade ainda no começo deste ano, haja vista que a água da Mina é mais pura que o líquido captado na barragem. 

Se você não tem Facebook, utlize o formulário abaixo para comentar.
11/04/2017 - 22h46
Léo
Itabira
Sendo vale tá tranquilo!!!
6 7
Novo comentário
Sou cadastrado
Não sou cadastrado
Comentário
Leia mais em: Cidade
Mais
Emprego