Domingo, 22 de Outubro de 2017 -
NEGÓCIO FORMALIZADO

Pesquisa mostra o perfil dos pequenos negócios mineiros

08/10/2017 10h49
DIVULGAÇÃO
Sebrae divulga estudo em comemoração ao Dia Nacional da MPE

Mais da metade dos donos de pequenos negócios mineiros eram empregados com carteira assinada antes de ter o seu próprio negócio. Em alusão ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE), em 5 de outubro, o Sebrae divulga pesquisa que mostra esta e outras características do perfil dos empreendedores que estão no comando dos pequenos negócios no Brasil.

De acordo com o estudo, a maioria dos entrevistados (62%) em Minas Gerais tem o Ensino Médio ou Superior Completo. Para 71% deles a atividade empreendedora é a principal fonte de renda e 44% estão com o negócio aberto há cerca de 14 anos.

A pesquisa também mostrou que antes de ter o negócio formalizado, 53% trabalhavam com carteira assinada, 12% sem carteira assinada e 10% eram empreendedores informais.

Entre as motivações para abrir um empreendimento estão a de ter uma empresa formal (41%) e a possibilidade de emitir nota fiscal (10%). Além disso, para grande parte dos donos de pequenos negócios em atividade no estado (78%), a formalização ajudou a ter um maior ganho financeiro, e para 61% dos entrevistados, melhorias nas condições para comprar de fornecedores.

Os empreendedores também apontaram as principais dificuldades encontradas no dia a dia do comando do negócio. São elas: conquistar clientes e vender (25%), entender e cumprir as obrigações legais (20%) e enfrentar a concorrência (10%). Já o controle financeiro (48%), propaganda e marketing (44%) e melhorias na qualidade de produtos e serviços são as áreas da gestão que os entrevistados mineiros encontram mais obstáculos.

Mas, mesmo diante das dificuldades ocasionadas pelo cenário econômico brasileiro, 68% dos donos dos pequenos negócios mineiros estão otimistas e esperam aumentar o faturamento nos próximos anos.

Semana da MPE

Durante todo o mês de outubro, o Sebrae Minas promove capacitações gratuitas em mais de 130 municípios, de Norte a Sul do estado. Serão oferecidos cursos, seminários, consultorias e orientações gerenciais para incentivar os empresários a se capacitarem e melhorar a gestão do negócio.

O Seminário Desafios do Crescimento é um dos destaques da programação. Durante o evento, os participantes poderão saber mais sobre: negócios inovadores, canais de venda e distribuição, cenário e tendências econômicas, economia colaborativa, estratégias de vendas e de marketing, utilização das redes sociais, economia colaborativa e criativa, tendências do marketing digital, liderança transformadora e startups. Confira a programação completa da Semana da MPE no site do Sebrae Minas.

Se você não tem Facebook, utlize o formulário abaixo para comentar.
Você pode ser o primeiro a comentar.
Novo comentário
Sou cadastrado
Não sou cadastrado
Comentário
Leia mais em: Economia
Mais
Emprego